Translate This Blog (at your own risk)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Aqui Estou, Irritado

Nas eleições de 2011, depois daquelas manifestações gigantescas, escrevi um artigo de opinião (O Poder está na rua - uma reflexão sobre as próximas eleições), que penso que fui o único a ler. Nesse artigo, referia a absoluta e assustadora semelhança entre Sócrates e Passos Coelho (duas faces de dois partidos com Social no nome, que de social nada têm), do seu centrismo cobarde e da possibilidade (real) de o Estado Social ser destruído sem dó nem piedade. Apelei aos portugueses que comigo estiveram nessa manifestação a votarem diferente, a votarem com coragem, a votarem noutros. A expulsarem do poleiro aqueles que nos enfiaram numa cova tão profunda que tivemos de recorrer a ajuda externa para encontrar a saída, e até sairmos, nos vamos enterrando ainda mais. Somos hoje um país sem soberania. Somos um país sem orgulho. Somos um país que depende de outros países, que depende de uma senhora numa Berlim com tiques imperialistas e hitlerianos.
Já não somos uma democracia. Quando a Constituição começa a ser atacada, quando o Tribunal Constitucional é o bicho papão do governo, quando a Educação é assaltada por todos os lados e os professores não têm condições para preparar o futuro, quando o funcionalismo público é maltratado e usado como escudo do governo, quando existem birras nos mais altos cargos da Nação - o que nos resta? Comer e calar? Infelizmente, parece que sim.
Li hoje este artigo do Correio da Manhã, que diz que Passos Coelho sobe e Seguro desce. Não é isso que mais me assusta. O que mais me assusta é a cobardia dos portugueses. É o voltarem a votar no centro. É o não terem coragem de mudar. Passos Coelho e Seguro são de novo faces da mesma moeda... E digam-me uma coisa: querem mesmo continuar assim?

Sem comentários:

Enviar um comentário